employee-contractor-cover.png
Nivaldo Gomes

Nivaldo Gomes

27 Ago 2018 5 min read

Contratar um funcionário ou um terceirizado?

Quando empresas começam a crescer e o time não consegue dar conta das crescentes demandas que estão chegando, é hora de começar a expandir a equipe. Geralmente, temos duas opções: contratar um funcionário ou terceirizar. Porém como saber qual destas opções é a melhor para sua empresa?

Expandindo o time

Era uma vez um amigo que trabalhava como product manager em uma startup de análise de dados. Eles estavam enfrentando vários problemas no site, como templates quebrados e timeout. O time de produto estava bem ocupado desenvolvendo a nova arquitetura e, por causa disso, eles não tinham como resolver esses problemas do site sem comprometer a deadline.

Gif oh, the drama

Como ele era a pessoa que deveria tomar contar da estratégia do produto, não tinha tempo para resolver a bronca do site. O time ainda tentou resolver o problema de diversas formas, por diversas vezes, mas acabaram falhando. Estrategicamente, eles decidiram contratar um terceirizado, assim o product manager poderia focar nas coisas que eram importantes para o projeto

A empresa terceirizada cuidou dos problemas do site e o time interno conseguiu focar em resolver os problemas que lhes eram designados (neste caso, finalizar a nova arquitetura). Tudo acabou bem, o produto foi entregue perfeitamente, no prazo, e, o mais importante: foi um projeto bem feito em todas as frentes.

Gif of people excited

A lição aqui é que você pode ter milhares de motivos para expandir o seu time, porém cada cenário vai demandar uma solução diferente. Eu juntei aqui alguns casos que vi acontecendo com frenquência.

Criando um novo produto

Quando você está iniciando algo novo, vai precisar de um time que preencha os requisitos da criação do produto. Nesse processo, você pode acabar se encaixando no papel de uma pessoa que tem experiência em administrar uma equipe ou pode acabar como alguém que não tem o conhecimento crucial para a criação do produto (não estou falando da estratégia, mas no desenvolvimento).

Se você conta com alguém que tem experiência com recrutamento, contratar funcionários pode ser a sua melhor opção, uma vez que você tem os recursos disponíveis para o processo (incluindo tempo). Porém, se você quer só focar na estratégia de negócio, terceirizar a criação pode ser a melhor opção para cuidar do desenvolvimento do produto.

Testar uma nova ideia/produto

Diferentemente da criação de um novo produto, imagine que você já tem um produto na sua empresa, mas quer testar uma ideia nova no mercado. Novas ideias são sempre bem-vindas, porém quando todo o seu time de produto está ocupado, isso pode ser um desafio.

Gif I'm busy

Contratar um terceirizado para criar um MVP do seu novo produto e testá-lo no mercado pode ser a solução mais segura, evitando, assim, o comprometimento do seu core product. Porém, se você quiser manter os experimentos in-house, contratar novos funcionários é uma boa ideia, você só vai precisar ficar atento para caso o seu produto não prospere como o esperado.

A necessidade de ter um expert no time

Vamos dizer que você está tendo algum problema muito específico no seu produto, como um problema avançado na sua aplicação Django, e por conta disso você precisa de alguém experiente para te ajudar nesta demanda até o projeto acabar. Se você escolher contratar um expert, tem que ter em mente que: não vai ser fácil, nem barato.

Pessoas que vivem trabalhando full-time com prestação de serviço geralmente têm um alto grau de conhecimentos especializados. Então, se a sua demanda for temporária e você não irá precisar mexer com isso nela depois, terceirizar esta parte seria o mais prudente a se fazer. Uma outra vantagem de uma terceirizar essa demanda é que você não obtém somente a expertise da pessoa, e sim de todo um time. Por exemplo, se você tem um questionamento sobre o back-end e o seu time não sabe resolver, o time da terceirizada pode te dar uma mão.

Gif let's go

Quando contratar um funcionário

Gif hire somebody

  • Quando você tem orçamento e tempo para executar tarefas internas como recrutamento, onboarding, etc.
  • Quando você quer manter os talentos in-house ou ter controle de como as coisas estão sendo feitas.
  • Quando você tem que treinar alguém para uma habilidade específica que você vai precisar para o futuro. O Airbnb fez algo similar com seus funcionários. Devido a problemas com o recrutamento de cientistas de dados, eles decidiram criar uma universidade dentro da empresa e ensinar novos funcionários sobre o assunto.

Quando contratar uma terceirizada

Gif I'm a contractor

  • Quando você quer criar um produto, mas não quer fazer parte da construção dele.
  • Quando você quer testar algo no mercado mas não quer alocar pessoas do seu time de produto.
  • Quando você precisa de um expert no time.
  • Quando você precisa contratar um time temporário.
  • Quando você precisa desesperadamente alcançar uma deadline e precisa de mais pessoas para fazer a entrega.

É importante lembrar que é comum uma empresa contratar funcionários e terceirizados, fazendo um time hibrido. Você não precisa escolher uma solução definitiva para o seu problema!


O que eu sei?

Eu sou a pessoa responsável na Labcodes🇧🇷 por criar relações confiáveis com empresas e encontrar soluções para os problemas que elas podem enfrentar. Temos experiência em projetar, construir e ampliar a qualidade de produtos digitais. Como um studio de software, temos parcerias com empresas americanas por mais de 4 anos.

Deixe um comentário abaixo se você tem alguma pergunta ou feedback! Eu também amaria ouvir sua experiência em expandir times.