social-isolation-cover.png
Nivaldo Gomes

Nivaldo Gomes

30 Jul 2020 4 min read

Labcodes em tempo de Isolamento Social

Não é de hoje que sabemos que este isolamento social mudou a maneira que vivemos e nos relacionamos. Novas práticas surgiram. Algumas serão temporárias e outras vão permanecer. Ninguém estava totalmente preparado para isso e a Labcodes se inclui neste meio.

A Labcodes é uma empresa com regime presencial, embora ocasionalmente fazemos home-office. Gostamos de trabalhar no escritório e sentimos falta quando muitas pessoas trabalham de casa. Entendemos que pelo fato dos nossos clientes já estarem remotos, pois a grande maioria são dos EUA, ter um time presencial ajuda a manter a comunicação melhor.

Nosso time socializando em uma sala

Desde o ano passado, vínhamos na jornada de contratação. Quando enfim conseguimos achar os candidatos para a nossa vaga, o isolamento social chegou. E com ele dois novos desafios: Transformar a nossa operação em 100% remota e fazer o treinamento dos dois recém contratados, Lucas e Adelly.

A primeira ação foi criar um servidor no Discord. Queríamos replicar virtualmente o nosso ambiente de trabalho. Para isso, recriamos todas as nossas salas de forma virtual.

Descobrimos, que para reuniões em geral, o Discord funcionava bem. Porém, em reuniões mais específicas como pair-programming e reuniões individuais, ele não foi tão bem aceito. Assim, começamos a testar outras ferramentas de vídeo conferência para diferentes contextos.

Notamos também que a nossa comunicação textual estava um pouco falha. Estávamos gastando muito tempo discutindo tarefas por falta de informação. Decidimos então comentar mais nas tarefas realizadas e trabalhar melhor na nossa comunicação assíncrona.

Por último, para não perder a nossa relação íntima, começamos a tentar happy hours semanais e vimos que ele não estava funcionando bem. Mudamos o horário e a frequência para tentar encaixá-lo melhor. E deu certo!

Uma foto de uma caneca com a logo da labcodes

Com o apoio da diretoria e iniciativas da nossa gerente administrativa, ações foram sendo tomadas para nos ajudar a adaptar a esta realidade temporária.

No final, o que deu certo não foi a escolha de uma plataforma perfeita para trabalho remoto ou algo do tipo. Foi trabalhar como um time para entender o que estava dando certo ou não.

Ah, e lembra dos dois recém chegados? Abaixo você pode ver como está sendo a experiência deles.

Lucas

Meu primeiro dia na Labcodes foi no começo de Março. Até então, somente 25 pessoas haviam contraído COVID-19 no país. Não era um tema alarmante no momento, mas ninguém imaginava que a dinâmica de trabalho mudaria tão drasticamente e tão rapidamente.

Na primeira semana tive a chance de conhecer as pessoas e de me habituar com as rotinas do grupo. Fui muito bem recebido, já havia inclusive um plano de atividades para minha aterrissagem. Fui associado a um mentor, que acompanharia de perto meu progresso. E, subitamente, aquela primeira semana no escritório passaria também a ser a última semana no escritório, de certa forma. A partir da segunda semana, trabalho remoto passou a ser expressamente indicado, e a partir da terceira semana, já era algo estabelecido.

Pessoalmente, me pareceu como voltar à antiga rotina. Estudos individuais, nada de trânsito, e flexibilidade nos horários. Nada a temer, exceto pela dificuldade de separar trabalho e não-trabalho do dia a dia. No entanto, justamente o contato com a mentoria, além do controle de horários (pelos aplicativos Kairos e Harvest), e as estratégias de gerência de projetos (através do Jira) me ajudaram de forma muito eficiente com essa questão.

Sinto certa falta da reunião semanal sentado à frente com todo mundo, dos lanches, do café a 1 click de distância, do ar-condicionado... Mas, hoje, acredito que estar sincronizado com o grupo de trabalho remotamente já é algo bastante natural. Reuniões semanais? usamos o Discord; pareamentos diários? utilizamos o Slack; grupos de estudo? vamos para o Google Meets; apresentações? preferimos o Zoom.

Adelly

Ingressar em um nova empresa é sempre um desafio, então quando cheguei na Labcodes me senti ansiosa pra conhecer o pessoal e os projetos. As primeiras impressões que tive foram de um ambiente acolhedor e descontraído, com muitas mulheres, o que fez com que me sentisse mais confortável. E eu amei isso. Foi realizada uma dinâmica para me entrosar com a equipe, fazendo com que me sentisse pertencente. Acredito que um dos fatores para que minha chegada tenha sido tranquila foi a maneira que minha rotina de trabalho foi organizada, ficou tudo muito claro.

Então, após duas semanas trabalhando presencialmente deu início a quarentena e consequentemente o trabalho remoto. Acordar em um horário específico, ter um ambiente só pra trabalho e estar sempre em contato com as pessoas do projeto têm me ajudado a manter a rotina. Em contrapartida o trabalho remoto acaba causando distanciamento e pra mim foi um pouco mais complicado, por ser novata na empresa é legal ter contato diário com as pessoas para que haja entrosamento com a equipe de trabalho. Estar trabalhando de casa poderia ser mais proveitoso se em paralelo não estivéssemos vivendo um momento tão delicado, mas tenho tentado aproveitar da melhor forma essa experiência.


Espero que tenha gostado do nosso relato. Ainda estamos aprendendo com tudo isso, assim como outras empresas. Mas se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como estamos passando essa fase, basta entrar em contato com a gente.