É melhor criar um próprio sistema ou usar o que já existe no mercado?
É muito comum encontrar problemas em diferentes empresas de diferentes segmentos, mas é justamente por ser algo tão comum que já existem várias pessoas empenhadas em solucionar os mais diversos problemas encontrados no mercado. Hoje podemos contar com o auxílio da tecnologia para solucioná-los, seja otimizando tempo, diminuindo distâncias ou tornando processos mais rápidos e econômicos.
Quando analisamos as situações caso a caso, acabamos encontrando problemas que merecem nossa atenção, mas como resolvê-los? Será que a tecnologia pode ser usada?? E, podendo contar com tecnologia, é melhor contratar do mercado ou construir a solução do zero? Se ela precisar ser construída do zero, quem vai fazer isso é a equipe interna ou terceirizada? Questionamentos não faltam, mas irei focar nesses últimos questionamentos: criar do zero ou usar do mercado?
Os pontos que precisam de muita atenção são:
- Existência de solução no mercado
- Expertise
- Nível de especificidade
- Tempo dedicado para construir/acompanhar
- Prazo de entrega
- Custo
Vou agora detalhar cada item:
Existência de solução no mercado
Se responder sim pra essa, você mata a charada. Nesse caso, você pode até achar algo mais generalista, que consiga atender suas necessidades, mas que precise de algumas adaptações. Geralmente empresas usam sistemas do mercado quando não se trata do serviço principal da empresa. Um exemplo é uma empresa usar um sistema para controlar o ponto dos funcionários, ou mesmo usar um sistema de de pagamentos que já existem no mercado. Dessa forma, a empresa pode usar mais energia e tempo no foco da empresa.
Expertise
Isso nos leva ao segundo ponto, que é o conhecimento a respeito da solução. Geralmente as empresas constroem seu próprio sistema quando o utilizam para fazer a principal ação da empresa. Um exemplo são os bancos que têm seus próprios sistemas financeiros, mas quando fazem algo pontual, como eventos, contratam soluções de mercado. É importante direcionar o tempo e a energia da equipe para o principal serviço da empresa.
Nível de especificidade (custo burocrático)
O quão específico seu produto é? É difícil encontrar pessoas para trabalhar com ele? Grau de especificidade é muito importante, isso não diz só respeito à personalização, mas à dificuldade em encontrar mão de obra especializada.
Tempo dedicado para construir/acompanhar
Aqui o tempo está relacionado à dedicação ao projeto, uma vez que construir um sistema do zero pode levar tempo. Se você não tem tempo para acompanhar a construção, é melhor comprar uma solução pronta ou terceirizar esse desenvolvimento.
Prazo de entrega
Já esse tempo é relacionado a entrega: em quanto tempo o sistema vai estar pronto? Muitas vezes as empresas têm prazos definidos para entregas de software para épocas natalinas ou época de carnaval, e isso precisa ser construído com antecedência já que todo processo de construção de software envolve primeiro design e depois desenvolvimento.
Custo
Usar um produto do mercado pode ser mais em conta, mas como conversado, se seu produto tem grau de especificidade muito elevado, se o sistema for para a atividade central da empresa ou se você mesmo optar por fazer isso, construir um sistema do zero pode ser mais caro. E caso opte por fazer seu próprio software, aqui você pode explorar uma outra discussão: “Terceirizar ou ter sua própria equipe de tecnologia: qual o melhor?”.
Aqui eu listei os principais pontos de atenção com os quais você deve ter cautela na hora de criar ou comprar um software. A reflexão sobre desejo x necessidade x custo x benefício existe, é complexa e super necessária para que as melhores medidas sejam tomadas. Espero ter ajudado ;)
Sou Vitória Melquiades, analista de negócios na Labcodes e resolvi criar esse texto porque já tive algumas conversas sobre comprar solução de mercado ou construir do zero, é uma dúvida bem válida e que tem impacto gigante na operação de uma empresa. E caso você queira construir o sistema para sua empresa, aqui na Labcodes ajudamos a construir softwares com metodologias inovadoras e um time expert em construção de produtos digitais.